O projeto

É difícil achar alguém que não goste de uma boa história, se for acompanhada por uma violinha então, nem se fala! Ouvir (e contar também!) histórias desperta e desenvolve a imaginação, proporciona reflexões sobre a vida e o mundo que nos cerca, promove aprendizados e no caso das histórias brasileiras, também proporcionam um encontro lúdico e divertido com a nossa cultura. Muitas vezes histórias como as da Branca de Neve,  Patinho Feio, três porquinhos, etc são bem mais conhecidas que as histórias do Saci, da Iara,  de Pedro Malasartes e tantas outras que fazem parte do rico acervo de histórias brasileiras.

O projeto “Viola e Histórias” busca fazer um resgate dessas histórias tradicionais, dos causos caipiras e da cultura popular e apresenta-los às crianças através da contação de histórias e de oficinas artísticas… Tudo isso acompanhado pelo som da Viola Caipira (Também chamada de Viola Brasileira, Viola de 10 cordas, viola sertaneja e muitos outros nomes). Esse instrumento musical está presente no Brasil já faz um tempão e pouco a pouco foi se espalhando, tornando-se marcante na cultura popular, nas Folias, Reisados, cantorias e estilos musicais diversos.

Ficou com vontade de conhecer mais do projeto, ouvir um causo e encontrar o Saci? Acesse as principais plataformas de podcast e vídeo que estão nos links e boa história!